quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A FAMÍLIA CARACAS DE BATURITÉ

A Família Caracas de Baturité, antiga Vila Real de Monte-mor o Novo d’América, descendem do Capitão José Pacífico da Costa Caracas (Capitão Caracas), o fundador da família, nascido em 05 de junho de 1819, falecido em 08 de setembro de 1877, no seu Sítio Cafundó – depois Fazenda Venezuela – em Guaramiranga, Ceará. Era sua esposa, Ana Felícia de Lima Caracas, nascida em 20 de outubro de 1830, filha de José Felício Santiago de Oliveira e de Maria Freire do Prado.
O Capitão José Pacífico da Costa Caracas (Capitão Caracas), alcançou a patente de capitão da Guarda Nacional de Baturité, em 23 de abril de 1845, sendo reformado em 04 de maio de 1861, por patente expedida pelo Presidente da Província do Ceará, Conselheiro Sinval Odorico de Moura. Em 10 de março de 1848, recebe a nomeação para 1º. Suplente de Delegado daquele Termo, como, também, em 21 de março de 1872. Em 30 de março de 1854, foi nomeado 1º substituto de Juiz Municipal. Em 1862, era membro da Comissão Sanitária de Baturité na epidemia de cólera, quando prestou relevantes serviços, sendo, por isso, citado no Relatório da Presidência da Província do Ceará ao Governo Central. Em 16 de agosto de 1871, foi nomeado, por portaria, Inspetor Literário de Pendência (Pacoti).
De seu casamento nasceram sete filhos, que são os troncos da Família Caracas do município de Baturité, mais precisamente, depois do desmembramento, de Guaramiranga, Ceará.
São eles:
1. Maria Felícia Caracas, nascida em 11 de outubro de 1852 e falecida em 09 de julho de 1904. Casou-se com Luis Severiano Ribeiro.
Tiveram os seguintes filhos:
 Maria Ermelinda,
 Aurélia Ribeiro,
 Ester Ribeiro,
 Alice Ribeiro,
 Maria Luisa,
 Luis Severiano Ribeiro.
2. Cândida Felícia Caracas, nascida em 11 de agosto de 1855 e falecida em 05 de maio de 1949. Casou-se com Doutor Virgílio Augusto de Morais.
Tiveram as seguintes filhas:
 Alice Caracas de Morais,
 Carlota Augusta Caracas de Morais. Era a mãe de Virgílio Távora.
3. Doutor José Pacífico Caracas, Médico. Nasceu em 04 de agosto de 1856. Casou-se com Maria Cândida do Nascimento Caracas.
Tiveram os seguintes filhos:
 José Caracas - Médico
 Evangelina de Caracas Linhares. Casou-se na tradicional família Linhares.
 Dr. Raul Caracas - Engenheiro.
 Edith de Caracas Linhares.
4. Josefa Felícia Caracas, nascida em 23 de abril de 1862 e falecida em 30 de dezembro de 1930. Casou-se com o Coronel Francisco Alves Linhares.
Tiveram os seguintes filhos:
 Dr. Augusto Linhares – Médico
 Francisco Alves Linhares Filho – Farmacêutico. Deputado em varias legislaturas.
 Maria Augusta Linhares.
 Máximo Linhares – Engenheiro.
 Dulce Linhares,
 José Linhares, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente da República na deposição de Getúlio Vargas.
 Beatriz Linhares,
 Vicente Alves Linhares, foi vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, Prefeito de Fortaleza e Deputado Federal.

5. Doutor Francisco Pacífico Caracas . Agrônomo. Nasceu em 30 de fevereiro de 1863, e faleceu em 26 de abril de 1934. Casou-se com Rita Flávia de Teive e Argolo Caracas.
Tiveram os seguintes filhos:
 Juvenilha de Argolo Caracas,
 Alexandrino de Argolo Caracas,
 Maria Odete de Argolo Caracas,
 Evandro de Argolo Caracas,
 Letícia de Argolo Caracas,
 Maria Lúcia de Argolo Caracas de Magalhães Bastos,
 José de Argolo Caracas,
 Rodrigo de Argolo Caracas.
6. Doutor Luis Pacífico Caracas, fazendeiro e farmacêutico. Nascido em 20 de março de 1867 e falecido em 16 de junho de 1954. Casou-se com Rosali Miranda Fortuna Caracas.
Tiveram os seguintes filhos:
 Ana Caracas. Falecida ainda criança.
 Maria de Lourdes Caracas,
 Maria Amélia Caracas,
 Roberto Augusto Caracas,
 Ana Caracas,
 Romélia Caracas,
 Luis Augusto Caracas, bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais.
7. Leopoldina Caracas, nascida em 27 de março de 1869 e falecida em 04 de julho de 1941. Casou-se com Francisco Dias da Rocha.
Tiveram os seguintes filhos:
 José Euclydes Caracas, Engenheiro Civil.
 Joaquim Hélio Caracas, Advogado.
 Lauro Aloísio Caracas,
 Francisco Nelson Caracas,
Destes descendem uma valorosa linhagem de homens e mulheres que dignificam e honram a todos os Caracas do Brasil.

13 comentários:

  1. Pesquisando os nossos antepassados encontramos este relato muito significativo para nós, que pertencemos ao tronco de Emilio César de Morais, irmão de Virgilio Augusto de Morais, casado com Cândida Felícia Caracas de Morais. Emilio César, nosso bisavô materno, era casado com sua prima, Emilia Carolina da Silva Morais.Nosso avô, filho do casal, chamava-se Affonso César de Morais, que foi casado com Luiza Pacheco de Morais, e tiveram os seguintes filhos: Maria Helena, Eliezer, Maria Emilia (nossa mãe), e Antonio(atualmente com 92 anos).
    Gostaria de acrescentar que D.Cândida Caracas teve um filho, Virgilio Augusto de Morais Filho advogado, solteiro, falecido 09.03.1959, conhecido como Moraiszinho.
    Esperamos ter colaborado de alguma forma.
    Atenciosamente,
    Sulamita de Morais Melo (simonemasullo@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por sua ajuda, Sulamita. Ela veio esclarecer o que estava oculto. Obrigado por sua postagem.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rocildo, obrigado pelo blog da familia. Eu resido fora do Brasil desde meados da decada de 80's. Perdi contato com os parentes no Ceara.

    Eu sou filha do Francisco Caracas de Magalhaes Bastos, neta da Maria Lúcia de Argolo Caracas de Magalhães Bastos, filha do Doutor Francisco Pacífico Caracas e da Rita Flávia de Teive e Argolo Caracas.

    Feliz Natal e Um Prospero 2013.

    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por suas felicitações> Fico contente. Desculpe-me por, só agora, abrir o blog e ler suas palavras. Felicidades para você e a todos os parentes que estão longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana. Certamente vc não se lembra de mim, mas eu me recordo com muita frequencia e enorme carinho de todos vcs que fizeram parte de uma etapa importante do meu passado. Vc, naturalmente, seu pai - meu melhor comandante, sua mãe Aidê, pessoa maravilhosa pela qual desenvolvi uma adoração fraternal que em nada esmorreceu até hoje. Enfim, toda a sua família com a qual tive o prazer de conviver no meu tempo de EAMES - Turma Kilo I - se lembra? Um grande abraço do amigo de sempre: Paulo Milane

      Excluir
    2. Oi Paulo
      Sou irmã do sargento Carlos ele gostaria de notícias do Comandante Caracas de quem ele tem grandes e boas recordações. Meu email nadjarsm@gmail.com

      Excluir
  5. Queridos amigos, com triste pesar que comunico o falecimento do meu amado pai, Francisco Caracas de Magalhaes Bastos, ontem dia 4/8/14 em Vassouras RJ.

    ResponderExcluir
  6. Caso tenham Facebook adicionem meu irmao Alexandre Caracas para obter maiores informacoes do Comte Caracas.
    Abraco
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Rocildo, há poucos instantes chegou às minhas mãos o que estou convicto que é a lápide da sepultura dos sogros do Cap. José Pacífico. Me passe e-mail para que eu possa lhe passar. Ela está na Igreja Matriz da pequena cidade de São João do Jaguaribe/CE.

    ResponderExcluir
  8. Legal esta história. Meu Trisavô Augusto Carlos Ribeiro comprou o Sítio Paca, Guaramiranga em 1892 de Maria Felícia Caracas e Luiz S. Ribeiro. Neste link há varios Sítios com proprietários em Baturité da Família Caracas. Espero contribui pras pesquisas do Blog.
    http://memoria.org.br/pub/meb000000360/recenseamento1920ce/recenseamento1920ce.pdf

    ResponderExcluir